Viver Melhor na Terra

O sangue é um tecido líquido viscoso, opaco e de cor vermelha, que assegura o equilíbrio fundamental entre os vários sistemas do corpo humano e permite o funcionamento dos diferentes órgãos.
É constituído por uma substância intercelular, o plasma, e por células sanguíneas, em suspenção no plasma. Ao conjunto das células sanguíneas, eritrócitos, leucócitos e plaquetas, dá-se o nome de elementos figurados do sangue.

Eritrócitos

Picture
São células em forma de disco bicôncavo, que não possuem núcleo e podem adaptar-se aos finos capilares sanguíneos. Apresentam cor vermelha devido à presença de uma proteína, a hemoglobina,que possui ferro na sua constituição. São as células mais abundantes do sangue.

Função:
Transporte de gases, oxigénio e algum dióxido de carbono.

Leucócitos

Picture
Células incolores, com forma irregular, cujos núcleos apresentam formas diversificadas. Alguns apresentam a capacidade de emitir psedópodes( prolongamentos citoplásmáticos) e de fagocitar (envolver e destruir) partículas estranhas; têm também a capacidade de mudar de forma, o que lhes permite abandonar os capilares sanguíneos-diapedese.
Função:
Defesa do organismo.

Plaquetas

Picture
São pequenos corpúsculos, anucleados, provenientes da fragmentação de células especializadas.

Função: Coagulação do sangue. Através da formação de um tampão, impedem as hemorragias e auxiliam a reparação da parede dos vasos sanguíneos danificados.

Plasma

Picture
Representa a parte líquida do sangue. É constituído por água (90%), sais minerais, substâncias orgânicas( glícidos, lípidos, vitaminas, proteínas) e hormonas.

Função: Transporte dos elementos figurados do sangue, de nutrientes, de produtos de excreção e de hormonas; tem um papel regulador na distribuição de calor por todo o organismo e na coagulação do sangue, devido à presença de proteínas, como o fibrinogénio.