Viver Melhor na Terra

Apesar da esperança de vida ter vindo a aumentar, a vida moderna pode constituir uma ameaça à nossa longevidade e qualidade de vida, porque provoca stress, tendência para transtornos alimentares, falta de exercício físico e, até, hábitos sociais nocivos, como o alcoolismo, o tabagismo e o consumo de drogas.


Alcolismo

Picture
 O alcolismo é uma doença provocada pelo consumo excessivo e prolongado de álcool, que afecta a saúde física, o bem-estar emocional e o comportamento do indivíduo. O álcool é considerado um depressor do sistema nervoso central, pois afecta o estado de vigília. Após a sensação inicial de euforia e de desinibição, segue-se um estado de sonolência, turvação da visão, descoordenação muscular, diminuição da capacidade de reacção, e atenção e de compreensão, entre outros. Poucos minutos depois da ingestão, o álcool passa para a corrente sanguínea a partir da qual exerce a sua acção sobre diversos órgãos do organismo. Estão associadas so alcolismo várias doenças como por exemplo, úlceras, tumores no tubo digestivo, cancro cerebral, desnutrição generalizada e malformação em fetos cujas mães são alcoólicas

Tabagismo

Picture
                                 Sabias que?

O tabagismo reduz a esperança de vida em sete anos e meio.

          E que...

O fumo produzido pelo consumo de tabaco contém mais de 4000 compostos químicos com efeitos tóxicos e irritantes, dos quais mais de 40 são reconhecidos como cancerígenos.

--------------------------------------------------------------------------------------------

O termo tabagismo refere-se ao consumo abusivo de tabaco. O papel nocivo do tabaco no organismo é devido, fundamentalmente, aos três principais elementos constituintes do fumo: a nicotina, o alcatrão e o monóxido de carbono.
O grau de toxicidade do tabaco deve-se, em grande parte, à maneira como é consumido, assim como à intensidade da inalação do fumo.
Fumar tabaco causa inúmeros problemas de saúde, como, por exemplo, diversos tipos de cancro, doenças cardiovasculares, além de causar dependência.

Transtornos alimentares

Picture
Os desequilíbrios alimentares resultam, frequentemente, de uma incorrecta dieta alimentar em que prevalecem hábitos de excessos ou carências que afectam o metabolismo celular e, por isso, comprometem o correcto funcionamento do organismo.
Os desequilíbrios alimentares podem surgir, também, devido a certas perturbações de carácter psíquico. Neste âmbito, incluem-se as perturbações do comportamento alimentar, que incidem, geralmente, na adolescência. São exemplos destas perturbações, as doenças nervosas, como a anorexia e a bulimia e até, segundo alguns especialistas, certas formas de obesidade.