Viver Melhor na Terra

Sistema Digestivo

Picture
    Os seres vivos necessitam, constantemente, de manter o equilíbrio interno do organismo para sobreviverem e para se reproduzirem. Um modo de garantir este requesito é, por exemplo, a ingestão diária de alimentos. Os alimentos são um conjunto de nutrientes que satisfazem as necessidades vitais dos seres vivos. Os nutrientes são biomoléculas ( glícidos, lípidos e prótidos), vitaminas, sais minerais e água, estão presentes nos alimentos em proporções desiguais que lhes conferem diferentes propriedades. O Homem é um ser vivo pluricelular e heterotrófico, por isso, necessita de ingerir, diariamente, uma grande quantidade de alimentos. A maioria dos alimentos que o Homem ingere é uma mistura de várias macromoléculas e micromoléculas.

    Para que o nosso organismo obtenha os nutrientes fundamentais ao seu desenvolvimento equilibrado, é necessário que os alimentos sejam submetidos a um conjunto de transformações- digestão. Durante este processo, os alimentos são transformados em nutrientes, o que permite a sua absorção. O sistema digestivo é, assim, um sistema especializado na transformação dos alimentos em moléculas simples, capazes de serem utilizadas pelas células em diversos processos biológicos.
    O sistema disgestivo humano é constituído por um longo tubo muscular, organizado, de uma forma sequencial, da boca até ao ânus, que permite um aproveitamento eficaz dos alimentos. Esta organização evita, também, a mistura entre os produtos assimilados e os que são eliminados pelo ânus.

Mecanismos básicos da digestão

    A digestão dos alimentos engloba um conjunto de processos mecânicos e químicos e inicia-se na boca.Os processos mecânicos são controlados pelo sistema nervoso e são efectuados pela língua, pelos dentes (mastigação) e por contracções musculares involuntárias frequentes, ao longo do tubo digestivo, desde o esófago até ao ânus. Estas contracções garantem a progressão sequencial dos alimentos e designam-se movimentos peristálticos.
    Os processos químicos efectuam-se pela acção das diferentes secreções do tubo digestivo, sobre os produtos alimentares e dependem de estímulos do sistema neuro-hormonal.
    Na boca, o alimento é mastigado e envolvido pela saliva, produzida pelas glândulas salivares, formando o bolo alimentar.
A saliva é constituída, essencialmente, por mucina e ptialina ou amilase salivar. A ptialina é uma enzima que intervém na digestão química do amido, transformando-o em maltose